sábado, 18 de setembro de 2010

Lí, gostei e recomendo #019 >>> Amados por Deus

Em seu livro “Amados por Deus” (Editora Cultura Cristã), R.C. Sproul procura responder algumas perguntas dentre as quais destaco a seguinte: “De que modo as pessoas podem experimentar e transmitir o amor de Deus?”  

De maneira simples e direta, Sproul apresenta argumentos importantes sobre o amor e a resposta para a indagação acima descrita, utilizando para isso a Palavra de Deus, em especial os versículos bíblicos contidos em 1 João 4:7-11, a saber:

Amados, amemo-nos uns aos outros, porque o amor procede de Deus; e todo aquele que ama é nascido de Deus e conhece a Deus. Aquele que não ama não conhece a Deus, pois Deus é amor. Nisto se manifestou o amor de Deus em nós: em haver Deus enviado o seu Filho unigênito ao mundo, para vivermos por meio dele. Nisto consiste o amor: não em que nós tenhamos amado a Deus, mas em que ele nos amou e enviou o seu Filho como propiciação pelos nossos pecados. Amados, se Deus de tal maneira nos amou, devemos nós também amar uns aos outros.” 

Sproul comenta assim esse texto bíblico:

“(Na) afirmação de João de que Deus é amor, vemos um artifício literário que aponta o fato de que Deus é a origem, o fundamento, o modelo e fonte de todo amor. Lembramos que o contexto bíblico em que João diz que Deus é amor é uma exortação ou um mandamento sobre o modo como devemos nos comportar em relação ao próximo. João escreveu ‘Amados, amemo-nos uns aos outros’. Este é o imperativo que está diante de nós. Quando João procurou um fundamento lógico para este mandamento, ele acrescentou ‘porque o amor procede de Deus’.

Dizer que o amor procede de Deus significa que o amor pertence a Deus ou que é uma propriedade de Deus. Ele tem a posse do amor como uma propriedade do seu ser divino, como um atributo. Significa também que o amor é essencialmente de Deus. Sempre que o amor é manifestado, ele aponta para seu fundamento, seu proprietário e sua fonte, que é o próprio Deus. Novamente, isto não significa que todo amor é de Deus, mas significa que todo amor genuíno procede de Deus e tem suas raízes nele.

O amor que João está descrevendo obviamente não é um amor genérico. O amor que ele descreve é um tipo específico de amor. Ele fala disto em termos restritivos. O amor está limitado àqueles que nasceram de Deus e que conhecem a Deus. Ele continua a dizer que a pessoa que não ama, neste sentido limitado, não conhece a Deus e provavelmente não é nascido de Deus.

Este tipo restritivo de amor que caracteriza Deus é o tipo de amor que se revela naqueles que nasceram de Deus. É um dom com uma origem sobrenatural. Encontra-se apenas nos que nasceram de novo, porque todos os que exercitam e apenas aqueles que o exercitam são nascidos de Deus.”

Nenhum comentário:

Postar um comentário