segunda-feira, 10 de maio de 2010

Lí, gostei e recomendo #017 >>> A Era dos Sonhos Frustados

Sixto IV comprou o papado (em 1471), fazendo-se eleger com base em promessa e presentes que fez aos cardeais. Durante o seu pontificado o nepotismo e a corrupção alcançaram níveis nunca vistos no papado. A essência de sua política consistiu em enriquecer sua família, em particular seus cinco sobrinhos...Para manter esta política, e a pompa de seus sobrinhos, ele impôs a todos os territórios papais o monopólio do trigo. O melhor grão era vendido para encher as arcas papais, e o povo somente recebia o pão de pior qualidade. Mas apesar de tudo isto a posteridade conhece Sixto IV como o mecenas que mandou construir a Capela Sixtina, chamada assim em sua honra.

O papa Inocêncio VIII foi eleito (em 1484)  depois de ter jurado pelo que havia de mais sagrado  de que respeitaria os direitos dos outros cardeais, que não nomearia mais do que um da sua família, e que poria a sé romana em ordem. Mas assim que se viu de posse da tiara papal ele declarou que o poder do papa era supremo, e que por isto não precisava se sujeitar a nenhuma promessa, principalmente quando feita sob alguma pressão. Ele foi o primeiro papa a reconhecer publicamente seus vários filhos ilegítimos, que cumulou de honras e riquezas. A venda de indulgências se transformou em um negócio vergonhoso sob a administração e a serviço de um dos filhos do papa... Inocêncio quis livrar a cristandade de bruxas através de uma bula cujo resultado foi a morte de centenas de  mulheres cujo único crime era serem impopulares, ou talvez um pouco excêntricas.


*  Extraído de "A Era dos Sonhos Frustados", Vol. 5 de "E até aos confins da Terra: uma história ilustrada do Cristianismo", de autoria de Justo L. Gonzales, Editora Vida Nova.

Nenhum comentário:

Postar um comentário