Canção de Keith Green baseada no Evangelho de Lucas 10:25-37.
"Vós sois a luz do mundo. Não se pode esconder a cidade edificada sobre um monte." (Mateus 5:14)
quarta-feira, 8 de janeiro de 2014
Do Fundo do Baú #01: Boa Nova sobre Salvação
Boa Nova sobre Salvação, composição de Fred Vasconcelos,
gravada em 1977 pela Comunidade S8.
terça-feira, 31 de dezembro de 2013
quarta-feira, 25 de dezembro de 2013
Li, gostei e recomendo #039 >>> Crônicas e Poesias do Meu Amor - Rev. Ludgero M. Moraes
Crônicas e Poesias ao Meu
Amor - Rev. Ludgero M. Moraes, livro de Josenira Bonilha Moraes, Abba Press, 2012.

Assim, aqui e ali, deparamo-nos com
narrativas como esta:
"... Durante um
bom tempo, talvez uns seis meses, a luta foi grande, barreiras intransponíveis
a começar dos irmãos ali existentes, que estavam desacostumados do convívio com
a igreja. O campo em torno da cidade era
muito grande e para visitá-los o Ludgero necessitava percorrer de ônibus e num
espaço de mais ou menos 15 dias. O campo era quase todo em zona rural, lugares
perigosos, mas era nesses lugares que o pastor recebia estímulo e incentivo
para não desanimar, porque na cidade a indiferença era desanimadora.
Cada vez que morria um
crente, começava uma luta terrível. Os portões do cemitério eram fechados e a
autoridade era o padre e só ele tinha poder para resolver. Os corpos dos
crentes eram enterrados fora do local chamado "sagrado". Dentro do
cemitério eram enterrados só os católicos batizados.
Ficamos em Ponte Nova
durante 6 anos e quando de lá saímos o Ludgero deixou uma igreja construída,
com casa e 58 membros na sede. Nesse lugar o Ludgero teve todos os tipos de
provas, mas Deus lhe deu grandes vitórias."
segunda-feira, 9 de dezembro de 2013
Li, gostei e recomendo #038 >>> Imago Dei: Antropologia Reformada
Paulo Anglada, pastor,
professor e teólogo, publicou recentemente um livro que trata da doutrina
bíblica concernente ao ser humano. Leitura indispensável para aqueles que
buscam alicerces firmes do ensino cristão para conhecerem a si mesmo e às
demais pessoas, de forma que possam ser bençãos como indicado "na ordem e
promessa de Deus a Abraão, por ocasião de seu chamado e
omissão: Sê tu uma benção... em ti serão benditas todas as famílias da
terra. (Gênesis 12:2-3)".
Bem, transcrevo aqui mais
alguns trechos preciosos desse livro:

... Segundo a
revelação bíblica, a causa de tudo isso está na queda da raça humana em Adão,
em razão da natureza humana depravada decorrente da desobediência dos primeiros
pais. O mundo é o que é hoje porque o homem trocou a verdade de Deus em mentira;
porque ele se rebelou contra o conhecimento de Deus... nações guerreiam, ... governantes
se corrompem... filhos desobedecem aos pais e pais desprezam e abandonam seus
filho... mulheres se prostituem e cônjuges adulteram...
... As pessoas não
somente se comportam dessa maneira, mas também aprovam os que assim procedem,
como lemos no capítulo primeiro da carta de Paulo aos Romanos...
... O crente tem a
imagem de Deus funcional social restaurada estando no mundo, mas não sendo do
mundo. No seu relacionamento social, o crente não deve se separar ou fugir do
mundo, nem confundir-se ou moldar-se a ele. Ele deve ser o sal da terra, a luz
do mundo e o fermento da sociedade, purificando, iluminando e influindo em
todas as áreas da vida, sem se deixar contaminar...
... A Bíblia oferece
diagnóstico preciso e respostas profundas para os problemas do homem, do mundo
e do meio-ambiente. Ela vai à raiz dos problemas e proporciona respostas
verdadeiras e definitivas. À parte da Bíblia, o diagnóstico humano é
superficial e as soluções não passam de paliativos desequilibrados. A solução
real e final é soteriológica e escatológica: a redenção do homem e os novos
céus e nova terra."
(Imago Dei: Antropologia Reformada, livro de Paulo Anglada, Knox Publicações, 2013)
sábado, 7 de dezembro de 2013
Li, gostei e recomendo #037 >>> O Problema do Sofrimento, um livro de C. S. Lewis
C. S. Lewis apresenta de modo sábio a questão do sofrimento na vida humana, e mesmo na vida dos animais, por meio de uma cosmovisão cristã, abordando até mesmo o desafiador tema para as mentes modernas sobre o céu e o inferno, e algumas vezes até tropeçando na exposição de algumas doutrinas. No entanto, o livro é muito rico e é um daqueles escritos do brilhante pensador, do qual muitas citações são tiradas e popularizadas no meio cristão.
Segue alguns trechos dessa pérola:
"Todos já observaram como é difícil pensar em Deus quando tudo está indo bem. "Temos tudo o que queremos" é uma frase terrível quando o "tudo" não O inclui. Como diz Agostinho em algum lugar: "Deus quer nos dar algo, mas não pode, porque nossas mãos estão cheias - não há lugar algum onde Ele possa colocá-lo". Ou como disse um amigo meu: "Pensamos em Deus como um piloto pensa em seu paraquedas: ele está lá para emergências, mas o piloto espera que nunca tenha que usá-lo". Ora, Deus, que nos criou, sabe o que somos e que nossa felicidade repousa nele, contudo não a buscaremos nele enquanto Ele nos deixar qualquer outro recurso em que ela possa ser procurada de maneira plausível...
... O sofrimento, no entanto, insiste em que lhe dê atenção. Deus nos sussurra em nossos prazeres, fala em nossa consciência, mas brada em nosso sofrimento: o sofrimento é o megafone de Deus para despertar um mundo surdo...
... Os que com mais desdém repudiariam o Cristianismo por considerá-lo o simples "ópio do povo" têm certo desprezo pelos ricos, ou seja, por toda a humanidade à exceção dos pobres. Eles consideram os pobres as únicas pessoas dignas de serem preservadas da "liquidação"e neles depositam a única esperança da raça humana. Isso, porém, não é compatível com a crença de que os efeitos da pobreza nos que a sofrem são de todo maléficos e até mesmo implica que eles são bons. O marxista, assim, vê-se em concordância com o cristão naquelas duas crenças que o Cristianismo paradoxalmente exige: a de que a pobreza é abençoada e a de que, no entanto, deve ser eliminada...
... O Cristianismo é em si um dos fatos mais incômodos que tem de ser adequado em qualquer sistema que venhamos a criar. Em certo sentido, ele cria, em vez de desenvolver, o problema do sofrimento, pois este não seria um problema se, aliado à nossa experiência diária neste mundo de dor, não tivéssemos recebido o que julgamos ser uma boa certeza de que a realidade última é justa e amorosa."
Segue alguns trechos dessa pérola:

... O sofrimento, no entanto, insiste em que lhe dê atenção. Deus nos sussurra em nossos prazeres, fala em nossa consciência, mas brada em nosso sofrimento: o sofrimento é o megafone de Deus para despertar um mundo surdo...
... Os que com mais desdém repudiariam o Cristianismo por considerá-lo o simples "ópio do povo" têm certo desprezo pelos ricos, ou seja, por toda a humanidade à exceção dos pobres. Eles consideram os pobres as únicas pessoas dignas de serem preservadas da "liquidação"e neles depositam a única esperança da raça humana. Isso, porém, não é compatível com a crença de que os efeitos da pobreza nos que a sofrem são de todo maléficos e até mesmo implica que eles são bons. O marxista, assim, vê-se em concordância com o cristão naquelas duas crenças que o Cristianismo paradoxalmente exige: a de que a pobreza é abençoada e a de que, no entanto, deve ser eliminada...
... O Cristianismo é em si um dos fatos mais incômodos que tem de ser adequado em qualquer sistema que venhamos a criar. Em certo sentido, ele cria, em vez de desenvolver, o problema do sofrimento, pois este não seria um problema se, aliado à nossa experiência diária neste mundo de dor, não tivéssemos recebido o que julgamos ser uma boa certeza de que a realidade última é justa e amorosa."
O Problema do Sofrimento, livro de C. S. Lewis, Editora Vida, 2009.
quarta-feira, 15 de maio de 2013
Reflexões #002 >>> Uma leitura da "nova história do tempo"
Minha leitura do interessante livro "Uma nova história do tempo, de
Stephen Hawking e Leonard Mlodinow"
por Ricardo de O. Figueiredo, Maio de 2013
Nesse livro os autores pensando sobre o universo levantam
perguntas tais como: De onde veio o universo? Para onde está indo? Qual a
natureza do tempo? Com vários argumentos
com base nos recentes avanços da Física até os nossos dias, os autores sugerem
respostas a estas perguntas.
Stephen Hawking é um cientista muito conceituado, sendo
doutor em cosmologia e um dos mais consagrados físicos teóricos do mundo.
Junto, com o co-autor Leonard Mlodinow, também catedrático em Física, diz que "hoje,
estamos mais perto que nunca de entender a natureza do universo".
Bem, diante disso nossa expectativa é a de sabermos quais as
certezas e pistas que temos acerca dessas questões sobre a origem de todas as
coisas que nos cercam, já que é um livro destinado a leigos em Física. Certo?
Mas ao longo da leitura nos deparamos com várias dúvidas.
Vamos refletir sobre algumas então.
É interessante ver que os autores reconhecem que em algum
dia as respostas que hoje temos poderão parecer tão óbvias para nós quanto a
Terra orbitando o Sol, ou, quem sabe, tão ridículas quanto a teoria de uma
torre infinita de tartarugas que sustentam uma Terra plana. Então, cabe a
pergunta: Por que nos apoiarmos tanto nessas respostas, se estas podem não ter
absolutamente nada a ver com a realidade? Por que ridicularizar aqueles que não
conhecem ou discordam dessas teorias?
Hawking e Mlodinow, após discorrerem brevemente sobre o
conhecimento dos gregos antigos em relação a representação do universo, e em
seguida sobre os pensamentos de Copérnico, Kepler e Galileu, nos conduzem até
os tempos de Newton quando este afirmava que suas leis eram aplicáveis a tudo
no universo: de uma maçã em queda às estrelas e planetas. Foi o princípio da física e da astronomia
modernas, quando em sua teoria da gravidade em um simples modelo, Newton prevê
os movimentos do Sol, da Lua e dos Planetas com um alto grau de precisão.
Os autores honestamente alertam: "Qualquer teoria
física é sempre provisória, no sentido de ser apenas uma hipótese: nunca é
possível prová-la". Você sabia disso? Quando você é questionado por
materialistas que você não pode provar a existência de Deus, não lhe parece que
por trás disso está a insinuação de que teorias científicas, ao contrário, apresentam
provas incontestáveis de suas premissas?
Pois bem, como dizem os autores, "você pode
desacreditar uma teoria encontrando uma única observação que seja discordante
de suas previsões". Faça uma observação científica discordante de
determinada teoria, e esta teoria deverá ser abandonada ou modificada. É por
isso, que muitas teorias sofrem constantes modificações ao longo da história da
ciência, principalmente se os cientistas que a proclamam não querem abandoná-las.
Se a teoria não é boa, sofrerá inúmeras modificações com o tempo. Isso pode ser
um termômetro para distinguir entre teorias boas e ruins. Fique atento!
Ponto central na discussão apresentada nesse livro é de que
o objetivo final da ciência é oferecer uma teoria unificada que descreva o
universo inteiro. Mas na verdade, esse problema em geral é dividido em duas
partes: 1) Leis que informam como o universo se altera com o tempo; 2) O estado
inicial do universo.
Os conceituados cientistas, no entanto, reconhecem que é
muito difícil inventar uma teoria que descreva o universo de uma só vez. Aqui se reconhece a imensidão do desafio de
descrever-se um universo extremamente imenso e complexo, e a limitação do
conhecimento humano. Não lhe parece que a impressão que fica nas notícias sobre
a ampliação do conhecimento científico é a de que tem-se conhecimento firme e
profundo de muitas coisas relacionadas ao início e funcionamento do universo?
Como você pode ver, a coisa não é bem assim...
Para solução do problema de se ter um teoria única para o
universo surge a estratégia de decompo-la em partes, e assim inventam-se
teorias parciais. É o que nos diz os
autores. Assim sendo, somos informados de que hoje os cientistas descrevem o
universo em termos de duas teorias básicas - a teoria da relatividade geral e a
mecânica quântica. Estarão essas teorias tão desenvolvidas quanto nos parece,
dado as informações que acessamos nas nossas mídias do Século XXI?
Pois bem, saiba que os autores nos informam que essas duas
teorias são incompatíveis!
Por isso busca-se uma nova teoria que compatibilize as duas: a teoria quântica
da gravidade. E ainda estamos engatinhando nessa teoria.
Diante da grave crise ambiental que hoje vivemos, assim como
a possibilidade de imensos acidentes cósmicos a que estamos sujeitos, os
autores não apontam qualquer esperança, mas apenas dizem: "É bem possível
que nossas descobertas científicas destruam a todos nós, e mesmo que não o
façam, uma teoria unificada completa poderá não fazer grande diferença para as
nossas chances de sobrevivência". Pergunto eu: Será que é por isso que a
humanidade busca salvação nas religiões? Pois a ciência parece não ter qualquer
possibilidade de oferecer tal coisa.
Nesse ponto, os autores reconhecem o ponto nevrálgico de
toda a questão abordada: "Ansiamos por uma compreensão da ordem subjacente
no mundo. Almejamos saber porque estamos aqui e de onde viemos". Então pergunto: Por que buscar tais respostas
em fonte que não a possui, e não em fonte externa a esse mundo natural / físico?
O que estaria errado nisso, já que a ciência conhece seus limites nessa
questão? Por que em nome da ciência a
postura por uma resposta metafísica é tão depreciada? Seria uma intolerância
materialista?
Penso, que a ciência tem promovido inúmeros benefícios reais
para a humanidade. No entanto, as
benesses palpáveis não ficaram na teoria. Por exemplo, remédios e
vacinas que hoje beneficiam a nossa saúde são amplamente recomendados apenas após
o benefício de seu uso ter sido comprovado pela experiência prática curando ou
aliviando doenças, e não apenas porque teoricamente deveriam faze-lo. As teorias científicas por trás desses
medicamentos estão assim comprovadas. Mas na área do conhecimento da origem e
propósito da existência do universo e todas as coisas tal comprovação é apoiada
apenas por uma "outra teoria" ou pressuposição. Hoje admite-se, em
geral, apenas a pressuposição de que não existe Deus, e a partir dessa teoria
constroem-se outras.
Outrora, como os próprios autores descrevem, o cientista
admitia respostas em Deus. Por exemplo:
Newton se preocupou bastante com a falta de um "espaço absoluto", porque isso não estava de acordo com sua
idéia de um Deus absoluto. Hoje em dia, no entanto, considerar a possibilidade
de Deus em nossas concepções sobre o universo são "malditas" em
grande parte do mundo científico. Seria uma intolerância materialista?
A teoria da relatividade, concebida por Einstein, surge para
sustentar a ideia de que o tempo e o espaço não são independentes e nem estão
inteiramente separados, mas combinados, formando o objeto espaço-tempo. Isso me
faz refletir sobre o quanto a realidade é bem mais complexa do que nossos
sentidos naturais nos permitem experimentar. Existem mistérios no ar, na vida, na
existência, no universo. Veja que a relatividade levou anos para se tornar
universalmente aceita pelos físicos.
Nessa nova perspectiva de universo, e seus processos
associados, encontram-se hoje os cientistas. Dessa maneira, dizem os autores,
"a velha ideia de um universo essencialmente inalterado que poderia ter
existido desde sempre, e que poderia continuar a existir para sempre, foi
substituída pela noção de um universo dinâmico, em expansão, que parecia ter começado há um tempo finito e
que poderia terminar num tempo finito futuro". Opa, a idéia de um princípio e fim do
universo é agora balizada por conclusões da ciência!
Por vezes, os autores do livro
falam de suas crenças. Sim, crenças. É o que vemos em trechos como: "NÃO
TEMOS EVIDÊNCIA CIENTÍFICA alguma a favor ou contra essa segunda premissa.
Séculos atrás, a Igreja teria considerado a premissa (de Friedmann) uma heresia,
já que a doutrina da Igreja declarava que realmente ocupamos um lugar especial
no centro do universo. Hoje, porém, ACREDITAMOS na premissa de Friedmann por uma
razão quase oposta, uma espécie de modéstia: TEMOS A IMPRESSÃO DE QUE SERIA
MUITO ESTRANHO se o universo parecesse o mesmo em todas as direções ao nosso
redor, mas não ao redor de outros pontos do universo."
Gostaria de entender esta
"espécie de modéstia" desses colegas cientistas. Estes entendem por
modéstia, desprezar a possibilidade de um Deus criador ter-nos dado um lugar
especial em todo o universo, e considerar-se como seres que atingiram um grau
de evolução que hoje os capacita a entenderem plenamente a razão de tudo o que
existe independente de qualquer ser superior.
A verdadeira humildade é assim acobertada, que lástima! Não estou aqui dizendo que o nosso planeta
seja o centro de todo o universo, mas apenas reconhecendo que se alguém pensa
que Deus teve um propósito especial em nos criar e colocar em determinado ponto
do universo, isso é uma posição de reconhecer a grandeza de alguém
infinitamente maior, ou seja, um sentimento de humildade verdadeira.
Veja também que no trecho
analisado, emoções são apontadas como fundamentos para embasamento de
pressuposições, que "na teoria", deveriam ser isentas de sentimentos.
Sim, os autores "tem a impressão de que seria muito estranho se...".
Bem, o que parece é que quando não há evidência científica fica valendo a
crença e a impressão. Ai, ai, ai... Aqui os grandes sábios tropeçam feio.
Mas existem grandes avanços
tecnológicos, como citam os autores, que tem permitido que se observe e aprenda
rapidamente novos e surpreendentes fatos sobre o universo. Estou plenamente de
acordo!
Porém, quando passa-se do
observável para o especulativo tenho sérias dificuldades para encontrar
evidências e embasamento racional. Pois vejam que os autores se aventuram e
afirmam categoricamente que: "O universo continuará a se expandir numa
taxa sempre crescente. O tempo continuará para sempre pelo menos para aqueles
prudentes o bastante para não cairem num buraco negro". Na minha modéstia poderia dizer que isso me
soa mais como profecia mística. Mas
posso estar errado, caro leitor. Quem
sabe esta não é também uma teoria
equivocada a ser contestada por um novo modelo científico do universo que será
defendido por uma nova teoria alternativa? Portanto, sugeriria aos colegas
cientistas que não fossem tão pretensiosos nesse tipo de afirmação.
O tema tratado é bem ousado. Outras
perguntas são postas pelos autores: "E quanto aos tempos muito primitivos?
Como o universo começou e o que o colocou em expansão?"
Dentre as teorias da cosmologia a
mais popular e aceita hoje é o Big Bang. Aqui os autores baixam a bola
sabiamente e dizem: "... se conhecêssemos apenas o que aconteceu desde o
Big Bang, não poderíamos determinar o que aconteceu antes... questões como quem
armou as condições para o Big Bang não são questões abordadas pela
ciência". Que bom, assim os autores reconhecem que existe algo a ser
compreendido e entendido que está além da ciência. Seria o conhecimento de Deus
revelado de alguma maneira aos seres humanos? Fica a pergunta.
Pois é, os autores chegam a explicitar
tal coisa quando dizem: "Seria muito difícil explicar porque o universo
deveria ter começado exatamente dessa maneira (Big Bang), exceto como um ato de
um Deus que pretendia criar seres como nós". Mas porque será que tal conjectura desses
renomados cientistas não alcançam a mesma divulgação que outras conjecturas e
teorias proclamadas pelos mesmos?
No frigir dos ovos, Hawking e o
co-autor, resumem que: "O século XX viu transformada a visão de mundo do
homem: percebemos a insignificância do nosso próprio planeta na vastidão do
universo e descobrimos que o tempo e o espaço são curvos e inseparáveis, que o
universo estava se expandindo e que teve um começo no tempo". Não é interessante que tal constatação imensidão
do cosmos não tenha feito a humanidade aproximar-se ainda mais da visão de
mundo judaico-cristã de que há um Deus todo poderoso, criador de céus e terra, que
determinou um genêse de tudo que existe, e que diz que "tudo o que é, já
foi, e tudo o que vem, também já foi"?
Mas como a relatividade geral é uma
teoria incompleta e a mecânica quântica também é uma teoria parcial, os autores
revelam que há uma ESPERANÇA na ciência de obter-se uma compreensão total do
universo do início ao fim, que surge da combinação dessas duas teorias parciais
em uma única teoria quântica da gravidade, uma teoria na qual as leis comuns da
ciência são válidas em qualquer lugar, inclusive no início do tempo, sem a
necessidade de singularidades, isto é, quando um ponto onde a teoria falha e
torna-se necessário predizer-se condições diferentes para ele.
Não sei se nossos físicos chegarão
a esta teoria unificada de universo, e que esta corresponda a realidade das
coisas e possa nunca ser refutada, mas pode-se pensar que essa ESPERANÇA tem um
certo ar metafísico. O mesmo ar "religioso"
olhado com desdém por muitos cientistas.
No entanto, os autores insistem que
utilizam a "navalha de Occam", extirpando das teorias todas as suas
características que não possam ser observadas. Mas pelo que já comentado acima
parece que nem sempre tal navalha é manuseada.
É interessante pontuarmos aqui o
comentário dos autores sobre Einstein e a questão da casualidade. A mecânica
quântica, desenvolvida por ele, introduz a aleatoriedade nos modelos
científicos, no entanto, Einstein discordava disso veementemente. Sua frase
"Deus não joga dados" foi dita neste contexto. Ele nunca aceitou que
o universo fosse governado pela casualidade. Então, pergunto de novo:
Encontramos o eco dessas palavras quando toma-se a mecânica quântica para
explicar o universo?
Lendo esse livro acabo por concluir
que o grande desejo do cientista ateu é a vitória de uma teoria que descreva o
universo como "inteiramente autocontido e não afetado por nada fora dele,
que assim não seria criado nem destruído, mas apenas SERIA". Como dizem os
autores, isso dispensaria a necessidade de um criador.
Em dado momento, os autores elucubram o poder "determinístico" de uma teoria unificada e
completa. Eles dizem: "se realmente existir uma teoria completa da física
que governa tudo, ela também presumivelmente governará as suas
ações". O que é isso? Escaparíamos
do pensamento de que há um Deus que a tudo governa mas nos convida a escolher o
bem, para sermos dominados por leis deterministas e frias? Que cilada para os
que rejeitam preceitos religiosos!
Fato é que os brilhantes autores desse livro,
por fim, revelam coisas muito interessantes, a saber: "É extraordinário
como o tamanho das cargas de elétrons e a razão entre as massas de próton e do
elétron, por exemplo, parecem ter passado por um ajuste muito fino para
possibilitar o desenvolvimento da vida. Se assim não fosse, ocorreria
desequilíbrio da força eletromagnética e gravitacional nas estrelas,
inviabilizando a vida".
Finalmente, os autores postulam
três possibilidades para uma resposta acerca da representação do universo: "1)
Existe uma teoria unificada completa, que um dia descobriremos; 2) Não existe
uma teoria definitiva, mas uma sequência infinita de teorias, com precisão cada
vez maior, mas nunca exatas; 3) Não existe uma teoria, tudo ocorre de forma
aleatória e arbitrária".
Interessante é que a terceira
possibilidade é descartada simplesmente porque haveria a necessidade de existir
um Deus. Veja que não penso que "tudo ocorra de forma aleatória e arbitrária". Mas não podemos descartar a existência de Deus nem mesmo para as outras
duas possibilidades, mas nelas Deus não seria essencial, por isso são mantidas como possíveis. Aqui constata-se que a pressuposição da existência de um Deus é necessariamente
descartada nos tempos modernos, como dizem os autores. Pergunto: Por que uma
pressuposição oposta (Não há Deus) não poderia ser descartada? Qual a razão disto? Existe
honestidade de princípios nesta escolha? Eliminaria a possibilidade de chegar-se a um modelo de universo?
Penso que falta ressaltar na
comunicação científica o que os autores em dado momento comentam: "Nunca
poderíamos ter certeza absoluta de que descobrimos de fato a teoria correta, já
que as teorias não podem ser demonstradas". O máximo que se pode almejar é que "uma
confiança razoável" de que dada teoria é correta. Pergunto: E se tal confiança razoável apontasse para a necessidade de um Deus, caso a hipótese de sua existência fosse igualmente testada por método científico?
Veja que "ninguém pode resolver
com exatidão as equações quânticas para um átomo que é formado por um núcleo e
mais de um único elétron. Não somos sequer capazes de resolver com exatidão o
movimento de três corpos numa teoria simples como a da gravitação de
Newton", conforme nos diz Hawking. Embora tal fato seja
reconhecido pelos autores, as pretensões são bem elevadas. Os cientistas
possuem uma meta que se resume na "compreensão total dos eventos que nos
cercam e da nossa própria existência". E por fim, dizem que "se encontrarmos uma resposta... seria o triunfo
último da razão humana - porque, então, conheceríamos a mente de Deus".
Aqui fica evidente a ignorância
espiritual de grandes sábios e detentores do conhecimento científico. Se
conhecermos a mente de um Deus, que seja realmente DEUS na essência máxima
dessa palavra, é porque nos tornamos também deuses. Ou será que a formiguinha
poderia entender nossos pensamentos, sentimentos e escolhas, sem se tornar um
humano?
Trabalho em pesquisa
científica no setor agrícola, que lida com o funcionamento dos ecossistemas em
relação ao ciclo da água e dos nutrientes, visando entender e evitar as
alterações antrópicas sobre esses processos naturais, portanto, dou grande
valor ao conhecimento científico. Mas daí a meter o bedelho em questões que
estão além do plano natural, acredito que há uma barreira intransponível. É o
que penso!
Adicionalmente, para elevar intelectualmente a
discussão pretendida, gostaria de repetir aqui algumas palavras de C.S.Lewis
(1898-1963), conceituado escritor e intelectual irlandês, professor de renome da
Universidade de Oxford e da Universidade de Cambridge, na Inglaterra, que ainda
em 1940 em seu livro "O problema do sofrimento", muito antenado com o
progresso da ciência, comentou: "...
A ciência moderna está nos ensinando lentamente a suportar neste Universo
voluntarioso sua natureza aparentemente arbitrária e idiossincrática onde a
energia é constituída de partículas em quantidade que ninguém poderia prever, a
velocidade não é ilimitada, a entropia irreversível confere ao tempo uma
direção real e o cosmos, não mais estável mas cíclico, se desenrola como uma
peça de teatro, tendo começo e fins reais. Se qualquer mensagem advinda do
cerne da realidade um dia chegasse a nós, deveríamos esperar encontrar nela
apenas aquela natureza inesperada, aquela sinuosidade obstinada e dramática que
encontramos na fé cristã. Ela tem o toque de mestre - a experiência forte e viril da realidade que
não foi criada por nós nem, de fato, para nós, mas que nos golpeia no
rosto".
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