segunda-feira, 24 de dezembro de 2018

Li, gostei e recomendo #51 >>> Como Jesus Governa a Igreja

Trata-se do livro “Como Jesus Governa a Igreja”, de Guy Prentiss Waters, lançado pela Editora Cultura Cristã no ano de 2018. 

As gerações que se sucederam desde os anos 1950 primam pela ojeriza a autoridades. Fui, portanto, também vítima dessa mentalidade. Enquanto afastado de Deus, a simples menção do termo “autoridade” já me causava arrepios. No fundo, eu cria pertencer a uma raça já mais evoluída, fraterna, igualitária e pacificadora... Engano! Engano que me foi revelado quando a luz de Cristo ofuscou minha visão distorcida e fantasiosa, e assim me trouxe a um Reino de verdadeira paz, paz eterna... Mas já estou me desviando muito do tema do livro, cuja leitura gostaria de sugerir aos cristãos verdadeiros que me leem. 

O livro trata do Governo da Igreja realizado por Jesus Cristo, cuja autoridade é delegada aos salvos que Ele chamou para esse fim inclusive. Muitos não valorizam o tema, e consideram como assunto secundário para ser tratado em estudos bíblicos ou sermões em nossas comunidades e igrejas cristãs. Esse comportamento resulta em grande perda na edificação e santificação das igrejas. 

Deixo aqui um pequeno trecho escrito pelo autor, Guy Waters, próximo ao final de seu livro:

O grande tema do ministério de Jesus é o reino de Deus. Seu ministério galileu começa com o anúncio: “O tempo está cumprido, e o Reino de Deus está próximo; arrependei-os e crede no Evangelho” (Mc 1:15). Depois de sua ressurreição, Jesus diz aos discípulos que “toda autoridade me foi dada no céu e na terra” (Mt 28:18). Como Pedro proclamou no dia do Pentecostes aos judeus reunidos em Jerusalém, na ressurreição de Jesus ele foi “exaltado, pois, à destra de Deus” (At 22:33). 

Jesus não é um governante ausente. Ele declara que está com seu povo até o fim dos tempos (Mt 28:20). Ele não está apenas presente com o seu povo, mas também governa agora. Os apóstolos se gloriam no reinado atual de Jesus, pois ele é “cabeça sobre todas as coisas, o deu à igreja, a qual é o seu corpo, a plenitude daquele que a tudo enche em todas as coisas” (Ef 1:22-23). Como cabeça da igreja, Jesus “recebeu dons para sua igreja, e concedeu oficiais necessários para a edificação da igreja e aperfeiçoamento dos seus santos” (The book of the church order of the Presbyterian Church in America, 2010). O governo da igreja é um dom do Jesus ressurreto e reinante à igreja e lembra perpetuamente à igreja que Jesus está no seu trono...

... O governo bíblico da igreja é um pilar e suporte tremendo para a fé da igreja, um indicador de grande esperança da igreja. O governo da igreja lembra-nos que Jesus está agora no seu trono, reinando sobre todas as coisas para o bem da sua igreja. Isso nos assegura que Jesus voltará em glória no último dia.

No entanto, o funcionamento cotidiano do governo da igreja pode ser difícil e, algumas vezes, desagradável. Infelizmente, o governo da igreja tem sido ensejo para cristãos ofenderem outros cristãos e serem ofendidos por eles. As tentações ao desânimo e cinismo são abundantes. Podemos facilmente assumir uma postura de indiferença conformada em relação ao governo da igreja. É particularmente em ocasiões assim que devemos nos lembrar de que o governo bíblico da igreja é a expressão visível do reinado atual de Jesus, e que o governo da igreja é a boa e sábia provisão de Jesus para a reunião e edificação da sua igreja. O governo bíblico da igreja é, em si mesmo, bom, e Jesus trabalha o bem por intermédio dele para a sua igreja.  

Entender o governo da igreja é conhecer e glorificar nosso Senhor Jesus Cristo. Se você é um oficial da igreja, então demonstre seu amor pelo seu Salvador, dedicando-se novamente ao seu ofício e às suas responsabilidades. Há alguma responsabilidade sua que tenha deixado de lado? Há uma área na qual, como oficial da igreja, você possa ser mais diligente e cuidadoso? Faça um esforço para aprender os princípios e práticas de um governo bíblico da igreja melhor ainda do que você conhece agora – não para se vangloriar, mas para edificar a igreja. Saia da sua zona de conforto para incentivar e apoiar colegas oficiais, especialmente aqueles cujo trabalho frequentemente não é notado nem apreciado ou aqueles que estão sofrendo injustamente pela sua fidelidade no dever. Ore fervorosamente para que o Espírito de Cristo use o trabalho fiel, tanto seu quanto o dos seus companheiros de oficialato para o bem do rebanho de Cristo. Trabalhe com seus companheiros oficiais para informar à igreja sobre o trabalho dos concílios da igreja. Isso mostrará à congregação quão seriamente você considera suas responsabilidades como oficial da igreja e, simultaneamente, imprimirá nela a importância do trabalho da igreja.

Se você não é um oficial na igreja, então mostre seu amor por Jesus orando pelos oficiais da igreja e pelo trabalho deles. Gaste tempo e esforço para incentivá-los. Você diz a eles ou escreve para eles sobre o quanto aprecia o duro trabalho que eles fazem e que muitas vezes nem é visto? Demonstre respeito pelos oficiais da sua igreja – na maneira como fala deles e com eles e na maneira como você os trata. Seja modelo para o seu cônjugue, filhos e netos de como respeitar, honrar e incentivar os oficiais da igreja. Mantenha-se informado a respeito do trabalho dos concílios da igreja. Faça um esforço de orar pelas questões que serão tratadas no conselho, no presbitério e no Supremo Concílio e pelos homens que irão encarregar-se desse trabalho. Ore também para que Deus conceda dons a homens piedosos para o oficialato da igreja. Na sua igreja você tem ficado atento a candidatos adequados para o ofício da igreja? 

Essa atenção ao governo da igreja é inseparável do discipulado cristão. Mostrar interesse pela igreja é sempre mostrar interesse por Jesus. Procurar o bem da igreja é procurar a glória de Cristo. Cuidar do governo da igreja e ser zeloso por ele é prezar e apreciar o reinado de Jesus.

Nenhum comentário:

Postar um comentário