domingo, 28 de dezembro de 2014

Li, gostei e recomendo #041 >>> Como ler a Bíblia livro por livro.

Como ler a Bíblia livro por livro, de Gordon Fee e Douglas Stuart, Ed. Vida Nova, 2013.

Para quem planeja ler a Bíblia ao longo do próximo ano, sugiro um livro que se propõe a ser um guia de estudo panorâmico da Bíblia. Seus autores indicam elementos/linhas (as alianças e fidelidade de Deus, em contraponto a nossa infidelidade; a escolha que Deus faz dos mais fracos; a libertação do povo de Deus para fazer deles o seu tesouro pessoal; a presença de Deus com seu povo; a Lei; o sistema sacrificial e o perdão; a escolha de um rei para representar a Deus na terra) que revelam a unicidade dos Escrituras, que fazem com que a história toda se mantenha coesa como uma única história.


Recorto e colo aqui um trecho dos comentários dos autores Fee & Stuart sobre a passagem que está no Evangelho de Lucas, cap.4: v.14-44:

"Depois de um resumo introdutório (v.14-15), Lucas usa a visita de Jesus à sinagoga da sua cidade natal para apresentar todo o seu ministério(v.16-30): cumprindo profecias do Antigo Testamento, capacitado pelo Espírito; com boas novas aos pobres, incluindo a libertação de cativos, justificada por duas histórias do Antigo Testamento de inclusão dos gentios, resultando em oposição. Observe especialmente que a oposição é o resultado de Jesus ter lembrado alguns judeus da inclusão prévia de gentios por iniciativa de Deus (prenunciando, dessa maneira, a história de Atos).

A isso seguem duas narrativas curtas ilustrando o ministério poderoso de Jesus em prol dos pobres e cativos. Assim, ao expulsar demônios e curar os doentes (v.31-44), Jesus, o (humilde) Guerreiro Divino, enfrenta Satanás na guerra santa no próprio suposto campo de Satanás (v.4.6; cf.10.18)."


Nenhum comentário:

Postar um comentário