terça-feira, 30 de dezembro de 2014

Li, gostei e recomendo #042 >>> Meditações no Evangelho de Lucas, de John Charles Ryle

Meditações no Evangelho de Lucas, de John Charles Ryle, Ed. Fiel, 2011


Falando em ler a Bíblia ao longo do próximo ano, sugiro um livro que serve de grande apoio no entendimento do Evangelho Segundo São Lucas.  Uma saudável companhia para tal leitura é J. C. Ryle, que viveu de 1916 a 1900, servindo ao Senhor como pastor por 40 anos, antes de ser indicado como bispo da cidade de Liverpool, na Inglaterra.

Segue um pequeno trecho de Ryle comentando Lucas 4:14-22, que serve de alerta para os chamados desigrejados:

"Somos informados que Jesus, "indo para Nazaré... entrou num sábado, na sinagoga, segundo o seu costume, e levantou-se para ler" as Escrituras. Naquela época, os escribas e fariseus eram os principais mestres dos judeus. Dificilmente poderíamos supor que o ensino ministrado por estes homens, na sinagoga, desfrutava da bênção e da presença do Espírito de Deus. No entanto, aqui vemos nosso Senhor dirigindo-se à sinagoga, lendo as Escrituras e pregando ali. A sinagoga era o lugar onde o dia do Senhor e a Palavra de Deus eram publicamente reconhecidos; e, pensando assim, nosso Senhor achou conveniente honrá-la.



Sem dúvida, temos, uma lição prática nessa atitude de Jesus. Ele desejava que soubéssemos que não devemos menosprezar levianamente qualquer reunião de adoradores que professam reverenciar o nome, o dia e o Livro de Deus. Em uma igreja, há muitas coisas que precisam ser melhoradas. Talvez haja falta de clareza, abrangência e ortodoxia no ensino ministrado ou exista carência de unção e dedicação na maneira como o pastor realiza o culto. Entretanto, enquanto uma igreja não manifesta nenhum erro doutrinário e o crente não tem outra onde congregar-se, ele deve pensar com bastante seriedade antes de ausentar-se do culto. Se existem dois ou três que se reúnem em nome de Cristo, para estes o Senhor Jesus prometeu uma bênção especial. Mas não encontramos qualquer promessa para o crente que permanece em casa."

Nenhum comentário:

Postar um comentário