terça-feira, 17 de fevereiro de 2015

Li, gostei e recomendo #044 >>> JOÃO CALVINO: Amor à devoção, doutrina e glória de Deus


Trata-se de um livro para que se conheça o homem João Calvino, que está por trás do mito. Esse livro, publicado pela Editora Fiel em 2010, foi editado por Burk Parksons e possui 18 colaboradores de alto nível, que exemplificam como Calvino era humilde, atencioso, piedoso, cheio das Escrituras e possuidor de um desejo grande por exaltar a glória de Deus. Esse é o Calvino que na abertura de cada uma das edições das Institutas destacava que “a sabedoria verdadeira e correta consiste de duas partes: o conhecimento de Deus e de nós mesmos.”

Deixo aqui um dos inúmeros trechos preciosos desse livro:


“Calvino não deixou espaço para uma posição intermediária. Ou seguimos fervorosamente o exemplo de Cristo, ou O negamos por meio de nossa conduta e estilo de vida. Esse padrão difere bastante da atitude de muitos cristãos contemporâneos, que são casuais ou indiferentes em buscar a semelhança com Cristo. Mas, pela maneira de escrever de Calvino, é evidente que ele considerava a busca zelosa da santidade como a vida cristã normal... Ao mesmo tempo, Calvino advertiu contra o estabelecermos um padrão elevado para os outros crentes. Ele escreveu: “Não devemos insistir na absoluta perfeição do evangelho em nossos irmãos, por mais que nós mesmos nos esforcemos por essa perfeição.” Usando uma expressão contemporânea, devemos ser severos em relação a nós mesmos e amáveis para com os outros. Infelizmente, o oposto é o que se evidencia com frequência. Esperamos muito dos outros, enquanto desculpamos a nós mesmos.” 

Nenhum comentário:

Postar um comentário