sexta-feira, 2 de janeiro de 2015

Li, gostei e recomendo #043 >>> A Mensagem de Romanos, de John Stott

A Mensagem de Romanos, de John Stott, ABU Editora, 2007.

E falando em livros como apoio para o entendimento das Escrituras, um que muito me ajudou em nossos estudos da Carta aos Romanos foi o livro de John Stott (A Mensagem de Romanos). O autor que viveu de 1921 a 2011 nos apresenta as valiosas doutrinas bíblicas, comunicadas pelo Espírito Santo através do sábio apóstolo Paulo, de maneira que cada detalhe da talvez mais importante carta paulina é abordado de forma clara e direta, considerando as variadas interpretações de teólogos do calibre de Agostinho de Hipona, Martinho Lutero, João Calvino, Charles Hodge, Karl Barth, D.M. Lloyd-Jones, John Murray, dentre outros. Por ser contemporâneo nosso, as palavras de Stott aproximam-se bastante das questões do homem da presente era pós-moderna. Certamente esse livro é um ótimo guia para uma leitura e estudo apurados de Romanos.

No final de seu livro Stott comenta os versos 25 a 27 do capítulo 16 de Romanos que diz: 
"Ora, àquele que é poderoso para vos confirmar segundo o meu evangelho e a pregação de Jesus Cristo, conforme a revelação do mistério guardado em silêncio nos tempos eternos, e que, agora, se tornou manifesto e foi dado a conhecer por meio das Escrituras proféticas, segundo o mandamento do Deus eterno, para a obediência por fé, entre todas as nações, ao Deus único e sábio seja dada glória, por meio de Jesus Cristo, pelos séculos dos séculos. Amém!"

Segue as palavras finais de Stott sobre esse trecho bíblico:                         "... é justo dizer que os maiores temas da carta de Paulo estão concentrados nesta doxologia: o poder de Deus para salvar e para confirmar; o evangelho e o mistério, uma vez oculto e agora revelado e que consiste no Cristo crucificado e ressurreto; o testemunho da Escritura do Antigo Testamento, cujo enfoque é Jesus Cristo; a incumbência que Deus nos deu de tornar a boa nova conhecida em todo o mundo; a convocação para que todas as nações lhe respondam em obediência e fé; e a sabedoria salvadora de Deus, a quem toda glória é devida para todo o sempre."

Nenhum comentário:

Postar um comentário