quinta-feira, 15 de novembro de 2018

Li, gostei e recomendo #50 >>> O Livro sobre Liderança

Trata-se de um autor famoso no meio cristão reformado. John MacArthur tem tido um ministério frutífero como líder e, dessa maneira, está “autorizado” a escrever sobre os atributos desejáveis para o exercício de liderança na igreja ou em outros locais, como na própria família, nas atividades profissionais ou ainda políticas. O Livro sobre Liderança, editado no Brasil pela Cultura Cristã em 2009, nos traz grandes ensinos tendo por base o apóstolo Paulo como líder incomparável que foi junto à igreja primitiva, cujo ensino e exemplo ressoam até hoje na cristandade. O autor trabalha 26 características desejáveis para um verdadeiro líder exercer com dignidade e louvor o seu papel. Essas características são pinçadas cuidadosamente na vida e testemunho de Paulo (narrados por Lucas no Livro de Atos), assim como nas cartas do próprio Paulo no Novo Testamento, destacando-se as cartas aos Coríntios e a Timóteo. 

O livro confronta os líderes a se mirarem no exemplo Paulino, assim como do próprio Senhor Jesus, para exercerem principalmente ministérios de liderança na igreja. A leitura do livro é também muito útil na ajuda dos membros de igreja quando precisam definir suas escolhas para líderes em suas comunidades cristãs, ou mesmo no âmbito de instituições seculares. Uma vez que líderes são pessoas muito importantes para a saúde de nossas igrejas e sociedade, recomendo efusivamente, portanto, sua leitura. Muito fui edificado por essa leitura e o mesmo lhe desejo caro leitor.

Reproduzo aqui pequeno trecho quando o autor fala sobre a característica da humildade: “Embora Paulo estivesse supremamente confiante do seu chamado e bastante seguro do próprio dom, ele também se lembrou de onde esses dons haviam procedido e sabia que eles não eram de dentro dele. A fonte da sua suficiência era Deus. Paulo nem por um momento imaginou que era adequado para o ofício apostólico em e de si mesmo. Pelo contrário, ele sabia que sozinho era inadequado.”

Nenhum comentário:

Postar um comentário