quarta-feira, 21 de abril de 2010

Lí, gostei e recomendo #009 >>> A Fé na Era do Ceticismo: como a razão explica as crenças divinas

O pecado é a recusa desesperada de encontrar nossa profunda identidade no relacionamento com Deus e no serviço a Ele... Os seres humanos foram criados não só para crer em Deus de alguma forma geral, mas para amá-Lo sobre todas as coisas, para centrar suas vidas nEle acima de tudo e para construir suas próprias identidades a partir dEle. Qualquer alternativa constitui pecado.

...Podemos categorizar vários “substitutos para deus” e os tipos específicos de desalento e de danos que cada um deles provoca em uma vida. Assim, podemos identificar o seguinte:
- Se centrar sua vida e identidade em seu cônjugue ou parceiro: você ficará emocionalmente dependente, ciumento e controlador. Os problemas do outro serão acapachantes para você.
- Se centrar sua vida e identidade em sua família e filhos: você tentará viver a vida através dos filhos até que eles se ressintam de você ou percam de todo a própria identidade. Na pior hipótese, talvez seja capaz de maltratá-los quando eles o desgostarem.
- Se centrar sua vida e identidade no trabalho e na carreira: você se tornará um viciado em trabalho, além de uma pessoa chata e vazia. Na pior das hipóteses, perderá a família e os amigos e, caso a carreira vá mal, acabará desenvolvendo profunda depressão.
- Se centrar sua vida e identidade no dinheiro e posses: será devastado pela preocupação com dinheiro e pela avareza. Estará disposto a agir de maneira antiética para manter o estilo de vida que tem, o que acabará por dinamitar a sua vida.
- Se centrar sua vida e identidade no prazer, na gratificação e no conforto: irá se descobrir viciado em alguma coisa. Acabará ficando escravo de suas “estratégias de fuga”, por meio das quais evita as dificuldades da vida.
- Se centrar sua vida e identidade nos relacionamentos e na aprovação: sentir-se-á constantemente demasiado ferido pelas críticas e, assim, estará sempre perdendo amigos. Terá medo de confrontar os outros e, assim, acabará se tornando um amigo inútil.
- Se centrar sua vida e identidade em uma “causa nobre”: você dividirá o mundo em “bom” e “mau” e demonizará seus oponentes. Ironicamente, será sempre controlado por seus inimigos. Sem eles, você não terá objetivo.
- Se centrar sua vida e identidade na religião e na moral: se satisfizer seus padrões morais, você se tornará orgulhoso, arrogante e cruel. Se não satisfizer seus próprios padrões, a culpa consequente irá devastá-lo.

O pecado não significa apenas fazer coisas ruins, mas pôr coisas boas no lugar de Deus. Assim, a única solução não é meramente mudar nosso comportamento, mas, sim, reorientar e centrar o coração e a vida por inteiro em Deus... Lembre-se – se você não viver para Jesus, viverá para alguma outra coisa.

* Extraído do livro “A Fé na Era do Ceticismo: como a razão explica as crenças divinas”, escrito por Timothy Keller, Editora Campus.

Nenhum comentário:

Postar um comentário