sexta-feira, 23 de abril de 2010

Lí, gostei e recomendo #013 >>> Deus e Cosmos

Foi apenas nos últimos 70 anos que pudemos observar as galáxias muito distantes. E pode muito bem ser que aquilo que presentemente observamos seja apenas uma pequena fração do universo integral... Conclusões a respeito do universo integral, requer que adotemos premissas ou pressuposições teóricas... como, por exemplo, o Big Bang... Como podemos esperar acertar a teoria correta?... A origem das teorias tem sido considerada na atualidade como amplamente subjetiva… “A transição de dados para teoria requer imaginação criativa. Hipóteses e teorias científicas não são derivadas de fatos observados, mas são inventadas para explicar ou justificar dados” (Hempel)… É como se as teorias ao invés de ser-nos dadas pela natureza, são impostas por nós sobre a natureza, elas não são resultado do pensamento racional tanto como criações de nossa intuição irracional…
Uma teoria favorita, como é o caso do Big Bang, pode ser sempre preservada da refutação observacional, através de adequadas adaptações da mesma... Hoje todos os modelos cosmológicos são refutados por observações... Falta critério que possa permitir separar teorias verdadeiras de falsas... No íntimo, não conseguimos evitar sermos de alguma forma guiados por fatores religiosos e filosóficos em nossa avaliação e seleção de teorias... Para minimizar distorções indevidas e tendências, nossas premissas e critérios devem pelo menos ser declaradas abertamente... A história da ciência está repleto de exemplos de teorias científicas que foram uma vez sustentadas como verdades indubitáveis, as quais depois foram descartadas como falsas... O problema do conhecimento científico é que não há um critério justificável para a constatação de teorias verdadeiras... Nossa teorias determinam que aspectos da realidade serão observadas... Contudo, podemos aceitar como fatos científicos apenas os dados realmente observados... Se os “fatos” científicos forem restritos à observação direta, então pouco conflito real subsiste entre a Bíblia e o conhecimento científico... As colisões ou conflitos acontecem primordialmente entre a Bíblia e a “teorização científica”.

* Extraído do livro Deus e Cosmos, de John Byl, PhD em Astronomia pela University of British Columbia. Editora PES, 2003.

Nenhum comentário:

Postar um comentário