domingo, 18 de abril de 2010

Lí, gostei e recomendo #008 >>> A Fé na Era do Ceticismo: como a razão explica as crenças divinas


"Todas as grandes religiões são igualmente válidas e ensinam basicamente a mesma coisa."

Essa afirmativa é tão comum que um jornalista escreveu recentemente que qualquer um que acredite que “existem religiões inferiores” é um extremista de direita. Será que queremos realmente dizer que a seita Branch Davidians ou religiões que exigem sacrifícios de crianças não são inferiores a outras? A grande maioria com certeza diria que são, sim.

Quase todo mundo que defende a semelhança das religiões tem em mente as grandes, e não as seitas dissidentes. Foi assim que um aluno participante do seminário do qual falei formulou um argumento. Ele defendeu que as diferenças doutrinárias entre o Judaísmo, o Islamismo, o Cristianismo, o Budismo e o Hinduísmo são superficiais e insignificantes, que todas crêem no mesmo Deus. No entanto, quando lhe perguntei quem era esse Deus, ele o descreveu como um Espírito amantíssimo no universo. O problema com tal postura é a incoerência. Ao mesmo tempo em que ela afirma que a doutrina é irrelevante, advoga crenças doutrinárias sobre a natureza de Deus que vão totalmente de encontro às de todas as grandes religiões.

O Budismo não crê absolutamente em Deus. O Judaísmo, o Cristianismo e o Islamismo acreditam em um Deus que responsabiliza os humanos por suas crenças e práticas e cujos atributos não podem se resumir todos a amor. Ironicamente, a insistência quanto à irrelevância das doutrinas já é, em si, uma doutrina. Ela tem uma visão específica de Deus, que é apregoada como superior e mais esclarecida do que as crenças da maioria das grandes religiões. Assim, os defensores dessa visão fazem exatamente aquilo que proíbem os outros de fazer.

* Extraído do livro “A Fé na Era do Ceticismo: como a razão explica as crenças divinas”, de Timothy Keller, Editora Campus.

2 comentários:

  1. PARABÉNS! pela iniciativa de criar um espaço de discussão e também de informação sobre temas que envolve a fé cristã

    Em meio ao evangelicalismo atual em que a prática dos "cristãos" negam a regra de fé e prática ensinada pelas escrituras, penso que esse blog será uma benção para aqueles que realmente desejam saber mais sobre a sua fé

    ResponderExcluir
  2. Pelo menos a esposa posta comentário!!!... ehehehe. BJs***

    ResponderExcluir